|
|
| Chá de erva-doce, infusões, medicamentos... esses e outros métodos são comumente usados por pais de recém-nascidos na tentativa de sarar ou amenizar a dor do neném. Entretanto, pesquisas recentes mostram que o colo materno e a água com açúcar são capazes de reduzir, em até 50%, as primeiras dores dos bebês. O resultado é fruto da tese de doutorado defendida pela professora Aurimery Gomes Chermont, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, realizada em uma maternidade de Belém, foi feita por amostragem, com 640 recém-nascidos, durante as suas primeiras horas no hospital, no período de março de 2006 a outubro de 2007. Todos os participantes eram saudáveis e foram divididos em quatro grupos. O primeiro grupo recebeu apenas glicose dois minutos antes da vacinação contra a hepatite B. O segundo grupo foi colocado em contato direto com a pele da mãe dois minutos antes e durante o procedimento. No terceiro, foi aplicado o combinado entre as duas medidas não-farmacológicas (colo materno e água com açúcar) e o quarto grupo não recebeu nenhuma das fórmulas. |